sexta-feira, 11 de maio de 2012

Principais Pensadores Renascentistas





Montaigne ( 1533-1592)
Estudou direito por alguns anos e exerceu a função de conselheiro parlamentar em Bordeaux. Mas tarde tornou-se prefeito desse lugar por quatro anos e dedicou o resto de sua vida a atividades literárias.
Montaigne pode ser considerado um dos fundadores da pedagogia da idade moderna, criticou cruamente o estilo de educação bruto de sua época. Quanto a educação das crianças:
Afirma que todos são diferentes tanto em natureza como em espírito, não é certo que assimilem de maneira igual em um determinado tempo ou que  respondam tal como ensinado.
Montaigne vai contra a violência  e a força, para ele tais servem apenas de abastardo e emburrecimento a uma natureza generosa.

 
·        Pontos

             -A educação deve ser individual visto que criança junto aos pais relaxa-se e os pais não são capazes de de lhe castigarem as maldades.

·         -   A filosofia é um vão nome fantástico, sem utilidade nem valor, na vida como na prática.

·         -   A disciplina rigorosa sempre me atrapalhou, ide pelos colégios e só ouvides gritos de crianças martirizadas e de mestres furibundos.

·        -    Se nosso jovem estiver bem provido de conhecimentos reais, não lhe faltarão palavras, e virão por mal se não quiserem vir por bem.
- Os conselhos de Montaigne acenam para um ensino no qual o
aprendizado se faz menos pela apropriação mecânica das matérias e mais pelo
empenho numa tradução “prática” e pessoal do que é ensinado.







 
 Martinho Lutero (1483-1546)

Cistão protestante, Saxônico, Filósofo, Doutor em teologia e Tradutor.
Lutero teve grande e fundamental importância para o processo de transição pedagógico pois foi contra a venda de indulgencias  que o levou a ruptura com a igreja católica, e assim após ser excomungado traduziu a bíblia para o alemão. Isso fez com que as pessoas menos letradas tivessem acesso a linguagem do livro sagrado, tornando este um fato social.


 A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero


 





Os Jesuítas

A ordem dos Jesuitas foi fundada em 1534 pelo militar Espanhol Inácio de Loyola com objetivo de consagrar-se à educação da juventude católica. O criador da compahia de Jesus imprimiu uma rígida disciplina e o culto da obediência a todos os componentes da ordem. A Ratio Studiorum é o plano de estudo e métodos e a base da filosofia dos jesuítas.
A educação dos Jesuitas se destacava a formação das elites burguesas para prepara-las a exercer a egemonia cultural e política. A sua pedagogia foi e é criticada por suprir a originalidade de pensamentos  e comandar a invasão cultural colonialista europeia no mundo.
·       
           
   Pontos:
·       - Em sua metodologia aplicava como estímulo: Disputa entre grupos

·        -Repetição dos conteúdos entre alunos

·       - Seguidores de Aristóteles

·       - A não filiação em seitas filosóficas.


             http://revistaescola.abril.com.br

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