Montaigne ( 1533-1592)
Estudou direito por alguns anos e exerceu a função de
conselheiro parlamentar em
Bordeaux. Mas tarde tornou-se prefeito desse lugar por quatro
anos e dedicou o resto de sua vida a atividades literárias.
Montaigne pode ser considerado um dos fundadores da
pedagogia da idade moderna, criticou cruamente o estilo de educação bruto de
sua época. Quanto a educação das crianças:
Afirma que todos são diferentes tanto em natureza como em
espírito, não é certo que assimilem de maneira igual em um determinado tempo ou
que respondam tal como ensinado.
Montaigne vai contra a violência e a força, para ele tais servem apenas de
abastardo e emburrecimento a uma natureza generosa.
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Pontos
-A educação deve ser individual visto que criança
junto aos pais relaxa-se e os pais não são capazes de de lhe castigarem as
maldades.
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A filosofia é um vão nome fantástico, sem
utilidade nem valor, na vida como na prática.
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-
A disciplina rigorosa sempre me atrapalhou, ide
pelos colégios e só ouvides gritos de crianças martirizadas e de mestres
furibundos.
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-
Se nosso jovem estiver bem provido de
conhecimentos reais, não lhe faltarão palavras, e virão por mal se não quiserem
vir por bem.
- Os conselhos de Montaigne acenam para um ensino no qual o
aprendizado se faz menos pela apropriação mecânica das matérias e mais pelo
empenho numa tradução “prática” e pessoal do que é ensinado.
aprendizado se faz menos pela apropriação mecânica das matérias e mais pelo
empenho numa tradução “prática” e pessoal do que é ensinado.
Martinho Lutero (1483-1546)
Cistão protestante, Saxônico, Filósofo, Doutor em teologia e
Tradutor.
Lutero teve grande e fundamental importância para o processo
de transição pedagógico pois foi contra a venda de indulgencias que o levou a ruptura com a igreja católica,
e assim após ser excomungado traduziu a bíblia para o alemão. Isso fez com que
as pessoas menos letradas tivessem acesso a linguagem do livro sagrado,
tornando este um fato social.
A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero
A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero
Os Jesuítas
A ordem dos Jesuitas foi fundada em 1534 pelo militar
Espanhol Inácio de Loyola com objetivo de consagrar-se à educação da juventude
católica. O criador da compahia de Jesus imprimiu uma rígida disciplina e o
culto da obediência a todos os componentes da ordem. A Ratio Studiorum é o
plano de estudo e métodos e a base da filosofia dos jesuítas.
A educação dos Jesuitas se destacava a formação das elites
burguesas para prepara-las a exercer a egemonia cultural e política. A sua
pedagogia foi e é criticada por suprir a originalidade de pensamentos e comandar a invasão cultural colonialista
europeia no mundo.
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Pontos:
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Em sua metodologia aplicava como estímulo:
Disputa entre grupos
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-Repetição dos conteúdos entre alunos
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Seguidores de Aristóteles
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A não filiação em seitas filosóficas.
Fonte : www.slideshare.net/



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